Proqualis e Hospital Alemão Oswaldo Cruz lançam webpage de cirurgia segura

*Fonte: Saúde online

Já está no Portal Proqualis, em Experiências Brasileiras, a página de Cirurgia Segura coordenada pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), contendo todos protocolos e políticas para implementação das práticas de cirurgia segura. A aplicação da lista de verificação (checklist) de segurança perioperatória permite uma conferência prévia dos procedimentos cirúrgicos contemplando três momentos: antes do início da anestesia, imediatamente antes da incisão cirúrgica e antes da saída do paciente da sala operatória. O HAOC também implementou um conjunto de protocolos e políticas que dão suporte a esse checklist para tornar as intervenções cirúrgicas mais seguras.

Na página, o profissional de saúde encontra em acesso aberto ferramentas para implementação do processo de cirurgia segura, como a política institucional do hospital, orientações para o desenvolvimento de um processo que garanta local correto, procedimento correto e a cirurgia no paciente correto, o protocolo de cuidados durante anestesia e sedação, conferência de compressas cirúrgicas, gazes e agulhas, dentre outras. A página traz ainda literatura de interesse selecionada sobre o tema com resumo em português, um vídeo produzido pelo HAOC sobre os desafios da implementação da lista de verificação da cirurgia segura e uma aula em slides sobre cirurgia segura.

Eventos adversos relacionados ao cuidado cirúrgico, como cirurgia errada, no lado errado ou paciente errado, infecção do sítio cirúrgico, dentre outras, representam 1/3 dos eventos adversos em hospitais e que poderiam ser evitados com medidas de prevenção apresentadas em protocolos de cirurgia segura como a lista de verificação para a cirurgia segura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *