Anahp investe na segurança do paciente

*Fonte: Saudeonline.net

Cartilha de Segurança do Paciente é a mais uma aposta dos hospitais para disseminar os procedimentos hospitalares

Os hospitais brasileiros já contam com uma Cartilha de Segurança do Paciente, documento produzido pela Anahp – Associação Nacional de Hospitais Privados, com o objetivo de auxiliar as instituições de saúde a orientar seus pacientes em relação aos procedimentos que gerem mais cuidados e segurança. A publicação, lançada recentemente, durante o 3º Conahp – Congresso Nacional de Hospitais Privados,apresenta diferentes orientações para fortalecer o compromisso dos hospitais com relação à qualidade do atendimento.
Com o intuito de auxiliar os pacientes, seus familiares e até mesmo os colaboradores da área, a Cartilha se propõe a lançar um novo olhar sobre as rotinas hospitalares para que o paciente esteja atento e possa participar de maneira mais efetiva dos cuidados com a sua saúde. “A participação do paciente pode mudar o sistema de saúde e o papel da equipe assistencial. A empatia e a escuta ativa entre assistido e corpo clínico é uns dos os aspectos mais importantes na busca por melhorias. Para conquistarmos isso, temos que fornecer orientações para que população esteja atenta e possa cobrar”, afirma o Presidente do Conselho da Anahp, Francisco Balestrin.

O material reúne – de forma lúdica e de fácil compreensão — diferentes elementos capazes de contribuir para que o paciente conheça melhor a rotina de atendimento dos hospitais – desde as obrigações básicas sobre a necessidade de higienização das mãos e identificação do paciente a o quê fazer quando se agenda uma cirurgia, como se prevenir ou agir após quedas, como administrar seguramente os medicamentos, além dos direitos e deveres do paciente.

O material está disponível no site da Anahp e os hospitais podem adaptá-lo conforme as regras e normas internas de cada instituição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *