Vacina contra Zica Vírus deve chegar à população em três anos

*Fonte: Saúde Online

O Instituto Butatan, em São Paulo, está produzindo uma vacina para o Zica Vírus. O tempo estimado para o produto chegar à população é de três anos. A informação foi dada à imprensa em entrevista coletiva desta quarta-feira (9), em Genebra, na Suíça.

Segundo o presidente do Instituto, Jorge Kalil, o método utilizado para o desenvolvimento da vacina é através do vírus inativo, que permitirá testes clínicos mais rápidos e sem oferecer risco à população. “A gente cultiva o vírus, mata o vírus e testa como vacina”, explicou.

Kalil também comentou o período do desenvolvimento do medicamento. “Os prazos parecem muito longos para a população, que não sabe a complexidade que está envolvida e todas as precauções que temos que tomar para que o produto chegue em segurança. Atualmente, estamos em uma etapa de isolamento dos vírus que estão circulando pelo Brasil e colocando em cultura de células para que a gente consiga avançar”, afirmou o presidente.

A OMS ainda não tem um balanço de quantas pessoas já foram infectadas com o vírus da Zica, mas sabe-se que ele já se espalhou por vinte e dois estados da federação: Goiás, Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Roraima, Amazonas, Pará, Rondônia, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *