Erro médico: terceira principal causa de morte nos Estados Unidos?

*Fonte:news.med.br – Saúde

O erro médico não está incluído nas declarações de óbito ou no ranking de causas de morte nos Estados Unidos, compiladas pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC). Pesquisadores do Departamento de Cirurgia, da Johns Hopkins University School of Medicine, fizeram um estudo, publicado pelo British Medical Journal (BMJ), para avaliar a contribuição dos erros médicos para a mortalidade e chamar a atenção para a necessidade de conhecer melhor o assunto.

As certidões de óbito se baseiam na atribuição de uma Classificação Internacional de Doenças (CID) para as causas de morte. Como resultado, as causas de morte não associadas ao código CID, como os erros humanos, não são compiladas.

Uma revisão da literatura estimou eventos adversos evitáveis usando uma análise ponderada e descreveu uma faixa de incidência de 210.000-400.000 mortes por ano associadas a erros médicos com pacientes internados. Calculou-se uma taxa média de morte por erro médico de 251.454 por ano, o que sugere que o erro médico seja a terceira causa mais comum de morte nos EUA. Ficando atrás apenas das mortes por doenças cardíacas e câncer.

O erro humano é inevitável. Embora não possamos eliminá-lo, podemos avaliar melhor o problema e projetar sistemas mais seguros que atenuem a sua frequência. Os sistemas para medir as estatísticas de morte devem ser revistos a fim de facilitar uma melhor compreensão das mortes decorrentes de erros humanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *